domingo, 12 de dezembro de 2010

Gaitas de foles encontram-se também no Brasil e em Portugal

Em 2009 os fuzileiros navais da marinha brasileira desfilaram tocando gaitas de foles nas ruas de Lorient em França, durante o Festival Interceltique de Lorient  ...

Tocaram com um grupo canadiano e acompanharam o famoso tocador galego de flauta e gaita o Carlos Núñez

carta ao Luís Argov

Olá Luís: na tua última carta, trás as tuas recentes viagens a Galiza e a Bretanha, escrevias-me que gostavas das músicas célticas, mas fazendo alusão à gaita de fole - ou cornemuse  ou biniou - dizias que a gaita é um instrumento céltico típico. Mas não concordo completamente contigo porque a gaita de fole se encontrava  há muitos séculos em Portugal, não só no norte do país senão também na região de Setúbal... e mais surpreendente  uma escultura duma igreja do Algarve representa um tocador de gaita. E claro, a gaita encontra-se no Brasil. Na cidade onde nasci - Uberlândia - tinha um amigo cujo pai pertencia a um clube de música onde tocava gaita de fole : mas tenho que confessar que o nome desta associação era terra céltica se não me equivoco.

    Um dos meus clientes no meu café  da aulas de iniciação de gaita de fole numa associação que fica na rua Dom Luís e deu-me umas precisões que te transmito :
    • quando Alvares Cabral descobriu  o Brasil em 1500, os seus marinheiros tentaram entabular a comunicação com os índios e a gaita desempenhou um papel não desprezável. Numa carta escrita ao seu soberano Pedro Vaz de Caminha que acompanhava a expedição escrevia :
    •  além do rio andavam muitos deles dançando e folgando, uns diante os outros, sem se tomarem pelas mãos. E faziam-no bem. Passou-se então para a outra banda do rio Diogo Dias, que fora almoxarife de Sacavém, o qual é homem gracioso e de prazer. E levou consigo um gaiteiro nosso com sua gaita. E meteu-se a dançar com eles, tomando-os pelas mãos; e eles folgavam e riam e andavam com ele muito bem ao som da gaita. Depois de dançarem fez ali muitas voltas ligeiras, andando no chão, e salto real, de que se eles espantavam e riam e folgavam muito.
     tudo isso mostra que já a gaita era um instrumento bem utilizado em Portugal...
    • se me lembro bem o que me disseste o ano passado,  interpretaste um papel numa peça de teatro que se chama ao encontro do Brasil de Margarida Fonseca Santos . Conheço o titulo porque a minha sobrinha, a Maria, interpretou também um papel nesta peça do teatro infantil na escola dela, há dois ou três anos ao fim do lectivo. Ora bem esta peça foi inspirada pela carta do Pedro Vaz de Caminha.

    a seguir

    Sem comentários:

    Enviar um comentário