segunda-feira, 22 de novembro de 2010

FUTEBOL : todos os dias não são iguais. " Por uma noite, o campeão do mundo foi Portugal" (Público, 17-11)

olá o meu amigo:

   Bem sabes que nos oitavos do mundial, Portugal perdeu contra a selecção espanhola por 0-1 . Foi o remate do David Villa  que ditou a eliminação de Portugal . 
O Público do 30 de Junho 2010
    Esta derrota não foi uma desonra, senão uma grande decepção para todos aqui em Portugal e ... também entre as famílias de origem portuguesa em França como tu mo disseste em uma das tuas cartas. O teu coração hesitava antes daquilo jogo entre as ambas equipas ibéricas. Percebo muito bem que depois foste  um adepto da equipa espanhola que ganhou o mundial em África.

  Mas Portugal acaba  de obter uma  formidável compensação:   há uma semana (17-11) em um jogo amistoso,  Portugal ganhou por 4 golos a zero, apesar da presença de Casillas nas balizas adversárias. Neste jogo, o Cristiano Ronaldo não marcou, mas foi muito dinâmico - muito mais que durante o mundial - e ajudou a fabricar o primeiro golo do Carlos Martins .

Um jogo amistoso
  O que me agrada muito neste jogo é a vontade dos dois mundos ibéricos do futebol de unir-se para obter da FIFA, no dia 2 de Dezembro, que o mundial 2018 seja acolhido na península ibérica. Sei que tu és um ardente adepto da aproximação dos dois países Portugal e  Espanha . Por isso te deu os endereços seguintes.

Com amizade

Fernando

Post scriptum

esqueci de falar-te  do memorável jogo entre o Benfica e o FC Porto visto pela minha família no Domingo 8 de Novembro. Houve um ambiente muito eléctrico porque todos somos contra o FC Porto mas o Vicente não gosta do Benfica - prefere o Sporting Clube - e teve dificuldade em esconder a sua alegria da derrota do Benfica o que fiz enraivecer o seu primo, o Dinis. Inclusive desde as poltronas o futebol pode ser um deporte muito perigoso para a paz nas famílias.

Falar-te-ei pronto do jovem poeta e romancista José Luís Peixoto. Gosto muito das obras dele. Estou a ler O cemitério de pianos. Sei que já tu conheces um poema dele : Na hora de pôr a mesa e que o recitaste numa festa de Natal na casa da tua professora. Eu aconselho-te muito a leitura de aquele romance.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário