Carta ao Luís Argov (2a parte)
... no mês de Outubro Lisboa acolheu a décima primeira festa do cinema francês em três predios :
- o cinema São Jorge na avenida da Liberdade muito perto do meu Café
- o Instituto Franco Português
- a Cinemateca portuguesa
Quando tu foste a Lisboa no mês de Outubro do ano passado, bem viste que eu fazia publicidade para o cinema de qualidade através de prospectos. Viste também que metia periódicos a disposição dos meus clientes e que organizava mostras de quadros. Eu acredito é que num centro duma capital onde passam muita gente e particularmente muitos estrangeiros, os donos de loja podem ter um papel muito importante para o conhecimento das manifestações culturais..
Bem sabes que gosto muito do cinema europeu muito distinto do cinema de Hollywood. Esta festa foi tanto mais uma boa oportunidade de ver filmes franceses, quanto que a madrinha da festa foi a actriz Sandrine Bonnaire que eu adoro. De tal modo que uma das semanas de Outubro foi para mi muito apertada. Vou contar-te os filmes que eu vi depois do meu trabalho, nas sessões da tarde no cinema São Jorge.
Podes descarregar o catálogo nesta página : http://www.festadocinemafrances.com/
Na segunda feira 11 de Outubro às 21 horas e meias hesitei entre o filme La Cérémonie de Claude Chabrol e o filme em antestreia Des Dieux et des Hommes . Este último filme é que escolhi porque o outro já o tinha visto. Claro sabes que não percebo bem o francês mas os filmes são em versão original legendada.
Na terça feira 12 de Outubro vi a exibição dum filme franco-japonês muito sensível e poético Yuki e Nina
Na quarta feira o meu Vicente com o primo Dinis e o avô foram ao cinema para ver o último Lucky Lucke e eu pude ver enfim a Sandrine Bonnaire em Mademoiselle uma comédia sentimental,engraçada e comovente.
E por fim antes do fim da semana que me obrigava a ficar no Café vi na quinta feira às 19horas e meias la tête en friche em antestreia. É um filme do realizador Jean Becker com os actores Depardieu e Gisèle Casadesus
com amizade; Fernando
Sem comentários:
Enviar um comentário